Certificação de Centros de AVC
Na região de Mena

A certificação de centros de AVC é fundamental para garantir que os hospitais implementem e monitorem todas as estratégias prioritárias baseadas em evidências que mudam a história natural do AVC, reduzindo a mortalidade e a incapacidade. É uma grande oportunidade para a melhoria contínua dos serviços e para a qualificação do cuidado integral na região, com o comprometimento dos centros de AVC como organizadores e capacitadores de toda a rede local.

Objetivo

O objetivo do programa de certificação de centros de AVC é aumentar a qualidade do atendimento ao AVC na Índia, com a meta final de melhorar os desfechos para os pacientes.

Após o cumprimento dos critérios, incentivaremos os hospitais a se candidatarem à certificação como Centros de AVC WSO/Mena-Sino. A certificação de centros de AVC é um passo prioritário para orientar o cuidado nacional do AVC por meio da aplicação de protocolos baseados em evidências que abrangem toda a cadeia de atendimento. Portanto, trabalharemos em conjunto com as Sociedades Médicas e Gestores de Saúde (Ministérios da Saúde/Secretarias de Saúde) de cada país.

Este programa foi desenvolvido para garantir a implementação de elementos prioritários nos centros de AVC, aumentando a qualidade e a segurança do atendimento e melhorando os desfechos em longo prazo. Com uma equipe de especialistas em AVC, ofereceremos sugestões para a melhoria dos serviços, materiais para treinamento das equipes, educação continuada, publicações científicas, além da certificação internacional publicada em nosso site e no aplicativo que estará disponível para a população. Esperamos que, no futuro, a certificação também resulte em melhor reembolso para os serviços de saúde.

Ferramentas

A certificação WSO/Mena-Sino é baseada no Roteiro da WSO para Qualidade no Atendimento ao AVC. O roteiro é um recurso que fornece a estrutura para a implementação, monitoramento e avaliação dos serviços de AVC globalmente. Ele oferece padronização e consistência na seleção de recomendações baseadas em evidências, abordagens para implementação na prática clínica e utilização de medidas de desempenho para criar um ambiente de melhoria contínua da qualidade.

O Roteiro classifica os serviços em 3 níveis: 2 centros de AVC (Essencial e Avançado) e 1 nível de serviços mínimos de saúde, destinado a áreas com baixo acesso a médicos e recursos para atendimento de AVC. Ele sugere os recursos e protocolos a serem implementados em cada nível. O objetivo é alcançar o maior número possível de itens na lista de verificação do roteiro, a fim de oferecer o mais alto nível possível de serviços de AVC.

Para a Certificação WSO/Mena-Sino, o Comitê Executivo definiu os critérios obrigatórios para cada nível de centro de AVC e a proporção de elementos disponíveis no centro necessária para obtenção da certificação (de acordo com todos os recursos listados no roteiro).

Organização

Nossos parceiros e patrocinadores

Alcançar nosso propósito de uma vida sem AVC é uma tarefa que não podemos realizar sozinhos. Estamos empenhados em construir nossas parcerias globais, regionais e nacionais para expandir e entregar melhorias na prevenção, tratamento e apoio para reduzir o impacto do AVC.