São Paulo recebe especialistas em evento com programa inovador de capacitação em AVC para a América Latina

28 de novembro de 2025

Latin America Stroke Summer School chega pela primeira vez à América Latina com programa inovador de capacitação em AVC

O tratamento de uma das principais causas de morte e incapacidade – o Acidente Vascular Cerebral (AVC) – será o foco do Latin America Stroke Summer School 2025, que reunirá especialistas brasileiros e internacionais em São Paulo, de 2 a 5 de dezembro, no Pestana Hotel (Rua Tutóia, 77, Vila Mariana).

Organizado no Brasil pela Rede Brasil AVC, o evento marca um momento importante para a comunidade médica latino-americana. Pela primeira vez, o Stroke Summer School será realizado na América Latina, trazendo um dos mais respeitados e inovadores programas internacionais de capacitação e atualização em AVC, com especialistas altamente reconhecidos da América Latina, Canadá, Estados Unidos e Europa.

O evento tem como missão ampliar o conhecimento especializado sobre AVC e fortalecer a implementação e qualificação de serviços e linhas de cuidado em toda a região. A iniciativa reforça o compromisso da Rede em ampliar o acesso à formação de qualidade e fortalecer o cuidado com o AVC em toda a região.

Durante os quatro dias de evento, os participantes — neurologistas, emergencistas, neurointervencionistas, enfermeiros e outras especialidades médicas e profissionais de saúde — vão mergulhar em uma programação intensa, que combina palestras, workshops e atividades práticas voltadas ao cuidado com o AVC. O curso estimula a troca de experiências e o desenvolvimento de planos para aprimorar os serviços de atendimento em diferentes centros de saúde.

“Esse encontro representa um passo importante no fortalecimento do cuidado com o AVC no Brasil. Queremos capacitar mais profissionais, aprofundar o conhecimento na área, ampliando o acesso a tratamentos de qualidade, reduzindo o impacto da doença e salvando mais vidas”, destaca Dra. Sheila Martins, presidente da Rede Brasil AVC.

Além da programação intensa, o curso também vai olhar com atenção para os desafios locais no cuidado do AVC. A ideia é que cada equipe participante elabore um plano de implementação e protocolos atualizados para seus centros de atendimento, com o apoio de tutores e acompanhamento pelos seis meses seguintes ao evento. Nesse período, haverá ainda suporte em tempo real para a seleção de pacientes que precisem de tratamento de reperfusão, dentro da iniciativa TeleStroke sem fronteiras na América Latina.

Inscrições e a programação completa do Latin America Stroke Summer School 2025 estão disponíveis no site https://www.strokersummeravc.com.br/.


Sobre a Rede Brasil AVC

Organização não governamental criada em 2008 com a finalidade de melhorar a assistência, educação e pesquisa sobre o AVC em todo o país. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC e propiciar a reabilitação precoce e reintegração social. Mais informações pelo site: www.redebrasilavc.org.br.

Assessoria de imprensa da Rede Brasil AVC

Predicado Comunicação

Victor Oliveira – victor@predicado.com.br / (11) 94470-6660 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br / (11) 97529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br / (11) 99144-5585 WhatsApp

Notícias recentes